Itabuna está há 11 dias sem o registro de mortes em decorrência da Covid-19. De acordo com dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde entre os dias 8 e 18 deste mês o número acumulado de óbitos se manteve em 605.
De acordo com a secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, esse recuo no número de óbitos é resultado do avanço da vacinação da população de maior risco contra o novo coronavírus. O subgrupo é integrado por idosos e pessoas com doenças crônicas. Ela esclarece que os óbitos somente são noticiados depois investigação da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
“Ao completar o esquema vacinal nesse público, sentimos o reflexo nos casos mais graves e nas mortes pela doença. Mas, esse período sem óbito não significa que não morreu ninguém na cidade por covid-19. Pode ter tido, sim, uma redução importante”, frisa.
Para a secretária é preciso avançar ainda mais na vacinação, mas adverte que a população deve colaborar com o uso da máscara facial, álcool gel 70%, o distanciamento social e evitar aglomerações.
O mais recente Boletim da Covid-19 divulgado no domingo (18), informa que o município tem no momento 437 casos ativos da doença, com 40 pacientes internados em UTI e 35 internados em leitos clínicos.
Informações: ipolitica.blog.br