Na tarde desta quarta-feira (22), uma comitiva representando o renomado Itabuna Esporte Clube reuniu-se com o prefeito Mário Alexandre, em um encontro que ficará marcado na história esportiva da região. O objetivo da reunião era selar uma parceria que possibilitará ao clube mandar seus jogos no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, durante a temporada de 2024.
O Itabuna Esporte Clube, que competirá na série A do Campeonato Baiano, na série D do Brasileirão e, após quinze anos, na Copa do Brasil, enfrenta a necessidade de reformas no Estádio Luiz Viana Filho (Itabunão), local onde tradicionalmente realiza seus jogos. Com o processo licitatório para a reforma em andamento, a diretoria do clube optou pelo Mário Pessoa como sua nova casa.
Rodrigo Xavier, presidente do Itabuna, expressou a importância dessa parceria: “Sem dúvida nenhuma, é muito importante essa parceria. Hoje, o nosso estádio não está pronto para receber jogos, a licitação para a reforma já está saindo. E, como Ilhéus, nossa coirmã, tem o Mário Pessoa, um estádio com uma estrutura muito boa, com todos os laudos necessários para as competições e pronto para jogarmos, é realmente a nossa melhor opção.”
A mudança para o Mário Pessoa não apenas garante ao Itabuna uma infraestrutura adequada, mas também permite que a torcida local esteja presente nos jogos. O presidente agradeceu a receptividade das autoridades municipais, destacando o apoio tanto dos Secretários Municipais quanto do prefeito Mário Alexandre.
Luiz Carlos dos Santos, titular da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, conhecido como Escuta, ressaltou a relevância da parceria: “É muito importante, a nossa cidade receber o Itabuna para jogar aqui no Mário Pessoa. O prefeito Mário Alexandre apoia e vê como uma grande oportunidade essa articulação, já que teremos muita visibilidade, recebendo jogos de nível nacional e o Baiano da série A.”
Escuta explicou ainda que a parceria vai além do aspecto esportivo, com o Itabuna contribuindo com o DAM (Direito de Arena Municipal), um imposto que será revertido para a manutenção do estádio. “Ilhéus está colaborando com o Itabuna, e o nosso município vai receber toda a visibilidade dos jogos”, completou.
Além do presidente do Itabuna, Rodrigo Xavier, e do secretário Escuta, estiveram presentes na reunião Hermano Faning, presidente do Colo-Colo, Ari Santos, secretário de Relações Institucionais, Ederivaldo Benevildes, Sandoval Benevides Pereira, vice-presidente do Itabuna, e os diretores Ricardo Xavier, Brunno Almeida, Othon Dantas e Cláudio Vasconcelos.
Os jogos do Itabuna no Mário Pessoa terão início com o Baianão, a partir de 14 de janeiro, seguidos pela primeira fase da Copa do Brasil, em fevereiro, e as partidas do Brasileirão (série D), em abril de 2024.