A prefeitura de Itabuna, está realizando uma consulta pública, por meio de um formulário, sobre o retorno das aulas presenciais da Rede Pública Municipal e da Rede Particular de Ensino diante da situação de pandemia do novo coronavírus.
As pessoas podem responder através de um formulário disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação disponível nos sites oficial do órgão e do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) até a próxima quarta-feira (26). A Portaria foi assinada pela secretária Janaína Araújo.
Para responder o formulário eletrônico, o participante necessariamente terá que acessar o sistema e usar o e-mail, para garantir a validação e confiabilidade da pesquisa. Segundo a secretária, os resultados da Consulta Pública serão amplamente analisados e, posteriormente, divulgados para a população.
Com base nos dados obtidos, a Secretaria Municipal da Educação definirá estratégias de ação que atendam os anseios e necessidades da sociedade e de coordenadores pedagógicos, gestores e funcionários administrativos das redes de ensino.
Além disso, de acordo com a prefeitura, vai se respeitar o que determinam decretos dos governos do Estado e do Município em relação ao enfrentamento da Covid-19, além das diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo a secretária municipal da Educação, professora Janaína Araújo, as discussões sobre a possibilidade de retorno ou não das aulas presenciais ou em formato híbrido foram iniciadas pela equipe técnica da Secretaria da Educação, considerando a diminuição das taxas de internamentos nos leitos hospitalares e o início da vacinação dos profissionais das Redes Pública Municipal e Particular de Ensino.
“Sabemos as graves consequências de ordem financeira e social devido à pandemia que a sociedade está enfrentando. Mas, precisamos pensar coletivamente nas soluções. Neste sentido, optamos por realizar a Consulta Pública para que todos possam informar o quanto se sentem seguros em relação à retomada das aulas presenciais em 2021”, disse a secretária.