ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ITABUNA: MUNICÍPIO CORTA GASTOS PARA HONRAR DIVIDAS HERDADAS DE OUTRAS GESTÕES

Corte de despesas visa honrar dividas de gestões anteriores.

Vários municípios da Bahia e do país veem sofrendo uma séria crise econômico-financeira que tem resultado na retenção de recursos, a Prefeitura de Itabuna está utilizando de diversas estratégias para redução de despesas. O ajuste das contas é o objetivo do prefeito Fernando Gomes, que afirma estar convivendo constantemente com uma herança de dívidas dos ex-gestores.

O Secretário da Fazenda e Planejamento, Moacir Dantas Messias, explica que o município de Itabuna depende dos repasses do governo federal, mas que diante das dívidas herdadas de gestões anteriores com INSS, FGTS, PASEP, Precatórios, entre outros, foi necessário um choque de enfrentamento das dificuldades financeiras. Entre as ações, redução das despesas de maneira generalizada na prestação dos serviços, controle de gastos e agora demissão de servidores contratados e comissionados.

“O prefeito tem feito um esforço enorme para alcançar o equilíbrio econômico-financeiro do município, mas infelizmente foi preciso cortar gastos com servidores para tentarmos chegar ao equilíbrio das contas. Este é um problema que não atinge apenas Itabuna, tem sido geral. Vários municípios da Bahia tem adotado esta mesma medida para fechar suas contas no final do ano”, explica o Secretário.

E finaliza lembrando que outra estratégia do governo municipal tem sido o parcelamento das dívidas a longo prazo, renegociando os débitos do município através do Refis federal. “Como consequência, Itabuna já conseguiu retomar o pagamento de muitos financiamentos que não estavam sendo honrados”.

Em meio a crise, a Prefeitura Municipal de Itabuna anunciou que irá manter em pleno funcionamento o Restaurante Popular, localizado no centro da cidade. Nesta quinta-feira (1º), o prefeito Fernando Gomes revogou o decreto 13.093/2018, de 17 de outubro de 2018, que determinava a rescisão do contrato administrativo com a empresa Pupo Restaurante e Cozinha Industrial LTDA, que gerencia a unidade.