O vereador James Costa discursa, nesta quinta (12), durante a Audiência Pública sobre os impactos ambientais do Porto Sul, em Ilhéus. Considerado um dos maiores empreendimentos que a região receberá nos próximos anos, o Porto é, segundo o vereador, uma grande necessidade para a logística nacional, por permitir o escoamento de minério de ferro e outros produtos através do mar.
A seguir, o discurso na íntegra.
“A região cacaueira retoma nesta semana os debates sobre este que é, com toda certeza, um dos maiores alimentadores da esperança pelo progresso da nossa terra, da nossa região, do nosso estado e por que não dizer do nosso país. Retomamos os debates sobre o PORTO SUL. E muito nos felicita a publicação do Diário Oficial da União desta quinta feira onde consta que as outorgas para a construção do Porto Sul, aqui em Ilhéus, foram autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviário (Antaq). Com isso, o Governo da Bahia e a Bahia Mineração poderão prosseguir no processo para construção dos terminais de uso privativo do maior empreendimento portuário do Nordeste brasileiro.
Este que é um dos maiores empreendimentos de infraestrutura e logística de todo o Brasil, que chega conexo com a Ferrovia de Integração Oeste/Leste – FIOL, desenhando um grande Complexo Intermodal, que une um porto marítimo com as regiões produtivas do Oeste baiano e o centro do país. Um equipamento logístico muito eficiente que visa entre outras coisas reduzir custos com transporte, o que irá ajudar em muito o mercado e que será muito mais eficiente em se tratando de escoamento de produção, o que hoje representa um verdadeiro gargalo, um problema a ser sanado, e é o Porto Sul que irá sanar tal deficiência.
Está mais do que evidente que o Porto Sul é uma necessidade para a logística nacional e para o desenvolvimento do nosso país. Sabemos ainda que a economia regional ainda é baseada na monocultura do cacau, o que infelizmente mantém estagnada a região. Há muito desemprego, muita falta de mão de obra qualificada. Sabemos que com as obras e início dos trabalhos do Porto Sul, só para se ter uma idéia, serão empregadas cerca de dez mil pessoas.
Precisamos e dizemos SIM ao Porto Sul. Precisamos e dizemos SIM ao desenvolvimento e ao progresso da nossa região. Ilhéus precisa deste equipamento. A Bahia e o Brasil precisam deste grande empreendimento. Sim ao Porto Sul, é o que diz este vereador!”