Sete medalhas já foram asseguradas por atletas baianos de 15 a 17 anos que participam da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, modalidades individuais, em Brasília. Judô, com cinco medalhas, sendo uma de ouro e quatro de bronze; vôlei de praia, com uma de prata; e atletismo, com uma de bronze, são as modalidades que até então já tiveram atletas no podium.
Com provas ainda a acontecerem na tarde deste domingo, 19, a Bahia tem grandes chances de conquistar medalha de ouro no vôlei de praia – disputa o primeiro lugar com o Maranhão hoje, a partir das 16h –, no judô (provas por equipes masculino e feminino), e natação, na prova de 50m peito, com o atleta Guilherme Melo.
Vôlei de praia – Com a prata já confirmada, os atletas de vôlei de praia Cleiton Diego e Jackson Vitor, ambos alunos do Colégio Estadual Edvaldo Brandão, do bairro de Cajazeiras/Salvador, entram em quadra como favoritos. Participando pela segunda vez de uma etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (a primeira foi em 2015), eles têm demonstrado equilíbrio e determinação no enfrentamento dos adversários, ganhando quatro partidas, com placar de 2 a 0 contra as duplas de Goiás, Amazonas e Rio Grande do Sul, e 2 a 1 contra Roraima. Perderam apenas uma, quando enfrentaram o Paraná, até então tido como favorito, mas que já está eliminado da competição.
O ciclismo também quase deu medalha à Bahia. Na prova realizada na manhã deste domingo, o atleta Caio de Souza Melo, do Colégio Boa Ideia, de Paulo Afonso, liderou grande parte da prova. No entanto, sua bicicleta quebrou, obrigando ele a interromper sua participação.
Composta por 61 atletas, a delegação da Bahia nas modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude para faixa de 15 a 17 anos tem estudantes de Salvador, Juazeiro, Jaguarari, Paulo Afonso, Itacaré (Taboquinhas), Jequié, Vitória da Conquista, Canavieiras, Camaçari e Lauro de Freitas.
Com o encerramento dessa primeira etapa às 19h de hoje, a delegação baiana embarca de volta a Salvador na noite deste domingo, fazendo o revezamento com a delegação das modalidades coletivas. Com 84 atletas, a Bahia estará representada no handebol, basquetebol, voleibol e futsal.
Todas as duas delegações viajam em voo charter, contratado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Além de garantir o deslocamento, a Sudesb também oferece uniformes aos atletas, técnicos e dirigentes.
JUDÔ
01 Medalha de Ouro
Gabriel Alves Matos (Colégio Manoel Devoto) / Salvador
04 Medalha de Bronze
Arnou Sena Lôbo Netto (Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães)/ Canavieira
Ana Karolina Santana da Silva (Colégio Estadual Antônio Balbino) / Salvador
Ana Paula Tártari (Colégio Sartre COC – Monet Vilas) / Salvador
Priscilaa Guerreiro Santos (Colégio Perfil) / Salvador
VÔLEI DE PRAIA
01 Prata*
Dupla Cleiton Diego Negris de Sousa e Jackson Vitor Paim (ambos do Colégio Estadual Edvaldo Brandão) / Salvador
*Essa medalha pode mudar para Ouro, a depender do resultado da final às 16h deste domingo
ATLETISMO
01 Bronze
Thaís Souza Martins (Escola Municipal Luís Ferreria Matos) / Jaguarari