Por determinação do juiz eleitoral da 25ª zona do município de Ilhéus, Gustavo Henrique Lyra, foram retiradas e apreendidas 65 placas móveis de propaganda eleitoral instaladas em vários locais da área central de Ilhéus. A operação contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sutran), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e foi acompanhada pela chefe de cartório da 25ª Zona, Karina Lyra, responsável pela fiscalização de abuso de propaganda eleitoral.
Segundo o superintendente de Trânsito, Eliezer Ribeiro, os agentes de fiscalização percorreram artérias da área central de Ilhéus, a exemplo das avenidas Soares Lopes e Princesa Isabel, Rua Bento Berilo, Praça Cairú e vias do Bairro da Cidade Nova. As placas apreendidas foram colocadas pelos partidos políticos ou candidatos em locais considerados impróprios para a segurança de pessoas e veículos no trânsito, e recolhidas para a sede da Justiça Eleitoral no município.
A operação vai continuar até o encerramento da campanha eleitoral do primeiro turno das eleições de 2014, de acordo com a estratégia de fiscalização definida pelo cartório eleitoral. Além de calçadas e praças, a fiscalização atuará em locais como canteiros centrais, ilhas, divisores de pista, rotatórias e até em estacionamentos.
O objetivo é garantir a segurança e o livre trânsito de pessoas e de veículos. “Serão percorridas ainda as Zonas Norte, Leste e Sul da cidade, com a finalidade de coibir a prática de propaganda eleitoral abusiva e que tenhamos o trânsito seguro e em defesa da vida”, afirma o Superintendente Eliezer Ribeiro.