Incentivo e comprometimento com os produtores rurais. Este é o lema do Programa de Aquisição de Alimentos 2018 – PAA, oficialmente lançado em Ilhéus, sob a coordenação da secretaria municipal de Agricultura e Pesca (Seap), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório da Ceplac, situado no centro da cidade, com a presença do prefeito Mário Alexandre, da deputada estadual Ângela Souza, autoridades locais e mais de 200 agricultores familiares.
Com o objetivo de promover o acesso a alimentos básicos e fortalecer a agricultura familiar, o Ministério do Desenvolvimento Social disponibilizou o montante de 600 mil reais para a execução do projeto em 2018. Duzentos agricultores estão cadastrados no programa em Ilhéus, distribuídos em quarenta e três comunidades rurais, sendo agricultores e agricultoras tradicionais assentados pela reforma agrária, além de indígenas e pescadores. Parte de suas produções é repassada a dezenas entidades sócio assistenciais também cadastradas pela secretaria de Agricultura e Pesca.
PNHR – Além da solenidade de lançamento do PAA, o prefeito de Ilhéus também autorizou a assinatura de novos contratos para construção de unidades residenciais no contexto do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), através de convênio firmado com o Ministério das Cidades. Na semana passada, foram assinados os primeiros 79 contratos para construção de moradias populares que serão edificadas na zona rural do município.
Estavam também à os secretários municipais de Agricultura e Pesca e de Relações Institucionais, Valmir Freitas e Sérgio Souza, respectivamente; o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Gil Gomes; representante do Conselho Municipal de Assistência Social, Edna Couto; os presidentes da COOFASULBA, Eri, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Valdemir Batista; a diretora da COOPERCENTROSUL, Maria Angélica; o presidente do OCA, Paulo Júnior, e o representante da CEPLAC, Neílton Marques.