Casas destruídas, ruas tomadas por lama e lixo, prejuízos materiais e mortes. Infelizmente é esse o saldo da tragédia que assolou o sul da Bahia, causada pelas fortes chuvas. Em toda a Bahia foram cerca de 431 mil pessoas afetadas. Vinte mortes foram registradas. Duas delas em Itabuna, uma das cidades mais atingidas durante o fim de semana.
As duas vítimas fatais itabunenses foram Felipe Duarte Garcia, de 21 anos, e Maria Maria das Neves dos Santos, 33 anos. Felipe foi arrastado pela correnteza e teve seu corpo encontrado nas imediações do bairro Urbis IV. Já a outra vítima era moradora da Vila da Paz, comunidade às margens da BR 415 e do Rio Cachoeira. Segundo informações, ela foi atingida pelo teto do banheiro da sua casa, que ruiu completamente durante a enxurrada. Ela chegou a ser levada ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), a Bahia tem 16.001 pessoas desabrigadas, e 19.580 desalojadas, ou seja, também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não precisaram de abrigo do município.
Até ontem, a Bahia tinha 72 municípios em situação de emergência reconhecida.