Iniciando o último quadrimestre do ano, diversos brasileiros já se preparam para viajar ao Nordeste em busca de pousadas com decorações requintadas, passeios históricos, praias, culinária e toda a cultura que a região oferece. O turismo promete ser aquecido na próxima temporada e alguns destinos e roteiros continuam sendo os preferidos dos visitantes.
A Costa do Cacau, como é conhecida Ilhéus, ainda é um dos pontos mais requisitados pelos turistas. As belas praias agitadas e outras de águas calmas, além dos palacetes históricos da cidade, continuam atraindo públicos variados, o que intensifica a necessidade de comerciantes e moradores da região se prepararem para a alta temporada.
Um dos roteiros mais procurados no Nordeste é o trecho de litoral que interliga o norte da Bahia aos dois estados vizinhos. Além das praias, os refúgios históricos de cada local rendem cenários deslumbrantes aos turistas.
O trajeto feito de carro ou ônibus geralmente inicia em Salvador, passa por Arembepe, Praia do Forte – conhecida pelo Projeto Tamar e rede hoteleira, Imbassaí, Costa do Sauípe, entrando em Sergipe no Mangue Seco, Aracajú, São Cristóvão, Laranjeiras, finalizando em Alagoas por Penedo, Barra de São Miguel, chegando ao sul do estado, na Praia do Francês. Ao todo, dezenas de praias nordestinas e três estados são visitados numa média de 28 dias.
Apesar da Estrada do Coco/Linha Verde ter o movimento tranquilo, é indispensável que o veículo esteja em excelentes condições de manutenção e o seguro de carro em ordem. Todo equipamento preventivo deve acompanhar os viajantes pelo roteiro. O traçado da AL-101 passa próximo ao mar e entre as duas estradas, uma longa permanência na movimentada BR-101 é inevitável. Veja o mapa e roteiro completo aqui.
Na Bahia, uma das pousadas mais solicitadas pelos visitantes, é Villas de Trancoso, na Praia dos Nativos. É composta por apenas cinco chalés requintados. O local possui uma luxuosa piscina rodeada de jardins, atendimento exclusivo com coquetel na entrada e opção de café da manhã no quarto.
Em Salvador, a Casa da Vitória também é uma indicação pessoal de blogueiros e repórteres de turismo. O casarão dos anos 60 reúne referencias modernas e antigas e é ideal para pessoas que pretendem ficar um período sem muita tecnologia, já que no local não há TV ou telefone nos quartos, estimulando convivência entre hóspedes.
Ainda listando o litoral nordestino, 15 praias se destacam entre as mais visitadas: Ilha de Boipeba, Moreré, na Bahia; Praia do Amor, no Rio Grande do Norte; Praia dos Carneiros, em Tamandaré, Pernambuco; Praia do Espelho, Bahia; Praia de Japaratinga, em Maragogi, Alagoas, Praia do Leão, em Fernando de Noronha; Praia do Madeiro , em Rio Grande do Norte; Praia do Patacho em Alagoas; Praia Ponta Grossa, no Ceará e Baía dos Porcos, Fernando de Noronha.