ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

LIVRO SOBRE “MOTOBOYS DO BRASIL” SERÁ LANÇADO, NA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS, NA 5ª FEIRA

A pesquisa iconográfica sobre os “Motoboys do Brasil”, realizada pela produtora Barro de Chão, será apresentada na Academia de Letras de Ilhéus (ALI) em um evento nesta quinta-feira, 29 de agosto, às 18h30min. Este trabalho, que contribui para o debate sobre mobilidade urbana, é um projeto multilinguagem que inclui um livro, um documentário e uma exposição fotográfica itinerante, destacando a atuação dos motoboys de Ilhéus e Salvador.

O livro, com 343 páginas, será lançado na Academia de Letras, enquanto a exposição fotográfica estará aberta ao público no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus a partir desta quarta-feira. O documentário será exibido na sexta-feira, 30 de agosto, às 14h30min, no auditório do Centro de Cultura Governador Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

O projeto oferece uma visão abrangente sobre o papel dos motoboys, abordando aspectos históricos, técnicos, sociológicos e poéticos. Patrocinado pela Lubrificantes Mobil™ através da Lei de Incentivo à Cultura, todo o material também será disponibilizado online. O produtor Mauro Rossi, que está em Ilhéus para o lançamento, já planeja um projeto semelhante focado no cacau.

Mauro Rossi destaca que a produtora cumpre a missão de reconhecer e valorizar a vida dos motoboys, um segmento essencial para a sociedade brasileira. A iniciativa do lançamento na Academia de Letras faz parte das ações da Comissão Henrique Simões Para os 500 Anos de Ilhéus, coordenada pelo professor Ramayana Vargens. Segundo Vargens, a apresentação do projeto na Academia estimula o debate sobre o futuro de Ilhéus, com vistas à celebração dos 500 anos da cidade em 2034, reforçando o papel da Comissão nesse processo.