ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

LIVROS DE EDITORA DA UESC RESGATAM O PASSADO E O PRESENTE DE ILHÉUS

livros editusA Editus – Editora da UESC comemora o aniversário de Ilhéus destacando seu acervo de publicações que resgatam a memória, o imaginário e o dia-a-dia da cidade que completa 480 anos. Os livros, assinados por docentes e escritores da região, revelam seus principais fatos históricos, a constituição de seus espaços, a riqueza de suas manifestações culturais e religiosas e propostas para um futuro promissor.
No livro Crônica da Capitania de São Jorge dos Ilhéus, de João da Silva Campos, o leitor é envolvido pelos principais acontecimentos que movimentaram o município nos anos de 1936 e 1937, em mais de oitocentas páginas. O resgate histórico do período de formação da Capitania também está presente nos títulos Memória sobre o município de Ilhéus, de Francisco Borges de Barros, e na publicação Farinha, madeira e cabotagem: a Capitania de Ilhéus no antigo sistema colonial, do autor Marcelo Henrique Dias.
Em o Carnaval de Ilhéus: identidade, turismo e sustentabilidade, deAline Santos de Brito Nascimento e em 100 anos da Diocese de Ilhéus, organizado pela historiadora e professora Janete Ruiz, é possível conhecer um pouco mais das manifestações culturais e religiosas do município e seus impactos na região.

Também na linha cultural O quibe no tabuleiro da baiana, da professora Maria Luiza Silva Santos, e o Elo Perdido, de Maria Schaun, trazem como destaque a influência de outros povos na formação da sociedade ilheense. Como estes livros, outras publicações sobre Ilhéus também estão disponíveis para download gratuito no site www.uesc.br/editora. No Editus Digital, o leitor também pode baixar os livros Família, poder e mito: o município de São Jorge de Ilhéus (1880-1912), deAndré Luis Rosa Ribeiro, Viagem ao Engenho de Santana, de Teresinha Marcis e Um lugar na História: a capitania e comarca de Ilhéus antes do cacau, de Marcelo Dias e Ângelo Alves Carrara, entre outros.
Com temáticas mais abrangentes, outras publicações da Editora da UESC mostram a importância de Ilhéus no cenário regional, nas áreas da economia, política, social e cultural.
Estes e outros títulos podem ser adquiridos na Livraria da Editus, localizada no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto. Na internet, as obras estão disponíveis para venda no site www.livrariacultura.com.br. Pedidos também podem ser realizados pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 73 3680-5276/5240. No site www.uesc.br/editora, o leitor encontra todo o catálogo de produções da Editus.