O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste domingo (15), após cinco dias internado para uma cirurgia de emergência. A operação foi realizada para drenar um hematoma na cabeça, consequência de uma queda no banheiro. Lula seguirá em recuperação em sua casa, no bairro Alto de Pinheiros, até a próxima quinta-feira (19).
Antes de deixar o hospital, o presidente surpreendeu ao aparecer em uma coletiva de imprensa ao lado da equipe médica, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. Em tom descontraído, Lula agradeceu a Deus e aos profissionais que o atenderam. “Isso aqui é apenas uma sessão de agradecimento”, afirmou, relatando o acidente com detalhes e fazendo questão de desmentir boatos sobre as circunstâncias da queda.
Lula explicou que inicialmente subestimou os sintomas, como dores de cabeça e lentidão nos movimentos, que surgiram após o acidente. Após avaliação médica, foi constatado um aumento de líquido na cabeça, o que levou à necessidade da cirurgia realizada na madrugada de terça-feira (10).
Demonstrando bom humor, Lula brincou ao usar um chapéu para esconder o curativo. “Eu sou um cara teoricamente bonito, mas minha cabeça está me deixando um pouco feio”, disse o presidente, que afirmou estar tranquilo e otimista com a recuperação.