Após anunciar a ampliação do toque de recolher na Bahia, o governador Rui Costa (PT) explicou que mais de dez hospitais do Estado já estão com ocupação de 100% nos leitos de UTI. Em entrevista à CNN Brasil neste domingo (21), o mandatário afirmou que mais de 80% dos leitos estão ocupados em toda a Bahia.
“E olhem que no dia de hoje nós estamos com mais leitos de UTI funcionando do que no pico da pandemia [em julho], quando tínhamos todos os leitos disponíveis funcionando. (…) Infelizmente a doença continua em um ritmo muito acelerado. Crescendo não só a demanda nas UPAs e nos hospitais, mas também crescendo o número de óbitos relatados por dia”, alertou.
Com a mudança no toque de recolher, a restrição de pessoas nas ruas vai passar a valer das 20h às 5h e envolve 381 cidades baianas, até o próximo dia 28 de fevereiro. A região oeste é a única exceção.
O atendimento presencial em bares, restaurantes, lojas de conveniência e demais estabelecimentos similares que comercializem bebidas alcóolicas será encerrado às 18h. Apenas o delivery de alimentos fica permitido até as 23h. Já transporte metropolitano (ônibus, metrô, ferry-boat e lanchinhas) pode funcionar até as 20h30.
Não são alcançados pelo decreto os serviços de limpeza pública e manutenção urbana; os serviços delivery de farmácia e medicamentos; e as atividades profissionais de transporte privado de passageiros.
Números no Sul da Bahia
Segundo dados do monitoramento da SESAB, os números abaixo são da taxa de ocupação dos leitos na região no ultimo Domingo (21):