Por não contratarem farmacêutico no prazo estipulado pela fiscalização, bem como, licença sanitária válida, além da farmácia pertencente ao Sr. Georlando, interditada na última terça-feira, (22), (relembre aqui), nesta quarta-feira (23), mais duas farmácias foram alvo da ação conjunta envolvendo o CRF-BA, a Vigilância Sanitária Municipal e o Núcleo de Saúde Regional de Ilhéus.
As farmácias interditadas, “G Farma”, localizada no bairro Princesa Isabel e a “Farmácia Econômica”, localizada no Nossa Sra. da Vitória, foram inspecionadas anteriormente, quando haviam sido estabelecidas exigências para continuarem em atividade, porém, as mesmas não foram cumpridas e não houve sucesso na regularização.
Entre os problemas encontrados estavam: a ausência de alvará sanitário, ausência de CRT e de profissional farmacêutico, além de problemas sanitários como medicamentos vencidos e expostos à venda, falha no descarte de medicamentos e problemas estruturais.
As Leis Federais 5.991/73 e 13.021/14 apresentam de forma clara a exigência de licença sanitária válida expedida pelo órgão de Vigilância Sanitária competente para o funcionamento de farmácias e drogarias, bem como a presença de um farmacêutico responsável técnico durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento. Com informações do CRF/BA.