Decreto assinado pelo governador Jaques Wagner, no último sábado (19), exonerou o Major Fábio Santana da direção do Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus.
Santana foi nomeado para o cargo depois de deixar a diretoria do presídio de Itabuna, em março, mas poucas vezes compareceu ao trabalho, como registramos há três meses, lembre aqui.
Desde que assumiu o comando, segundo informações obtidas por este blog, Fábio Santana só foi ao presídio cinco vezes. Enquanto isso, presos desfrutavam de mordomias.
Em setembro, denunciamos o uso de celulares e internet pelos detentos. Os presos postavam fotos e provocações contra inimigos no facebook.
A denúncia desencadeou uma rigorosa vistoria feita pela secretaria de segurança pública, PM e Ministério Público, que acabou com a apreensão de armas, celulares, drogas e até com uma plantação de maconha dentro da unidade (lembre aqui).
A bagunça que se instalou no presídio jogou peso na exoneração de Santana do cargo, mas, para não ficar feio, divulga-se que a mudança é estratégica, em busca de um cargo mais vistoso de olho na eleição de 2014.