Na manhã deste sábado (07), a comunidade de Serra Grande, distrito de Uruçuca, saiu às ruas em uma manifestação em busca de melhorias na sinalização da rodovia que corta a região. A falta de sinalização e a ausência de radares têm se mostrado um problema crítico em trechos da BA001, que incluem as Ecovilas 1 e 2, bem como o rodovia Ilhéus – Itacaré, colocando em risco a segurança dos moradores e visitantes.
O site Ilhéus 24h teve a oportunidade de conversar com Florisval Elias Santos Neto, Comunicador Social e morador de Serra Grande, que explicou as razões por trás dessa manifestação.
A manifestação é uma resposta à negligência das autoridades em relação à segurança viária na região. Há mais de cinco anos, a comunidade vem solicitando sinalização adequada e a instalação de radares efetivos. No entanto, até o momento, o poder público não respondeu de forma satisfatória a esses apelos.
Florisval relata que a Câmara de Vereadores local liderou um projeto junto ao CIT (Comitê de Integração de Transportes) do Governo do Estado para abordar essa questão, mas as tentativas de resolução foram marcadas pelo descaso e pela falta de ação.
A comunidade fez várias visitas à Câmara de Vereadores e até mesmo à Salvador em busca de uma solução, mas os problemas persistem. Não há sinalização, radares, lombadas ou redutores de velocidade, tornando o trecho perigoso para todos os usuários da estrada.
Infelizmente, essa falta de sinalização já resultou em acidentes, incluindo um trágico incidente recente que vitimou dois jovens, tendo uma morte fatal (relembre aqui). Florisval destaca que esse acidente foi o catalisador da manifestação, mas ressalta que a demanda da comunidade vai além das consequências fatais. A manifestação visa evitar que outras vidas sejam perdidas em um trecho que inclui o tráfego de crianças e é conhecido por ser extremamente perigoso.
Além disso, existe também a falta de sinalização em outras áreas críticas, como o Sargi, as Ecovilas 1 e 2, e a estrada do DND da Serra, frequentada por crianças devido à presença de uma escola local. A manifestação é um apelo claro às autoridades para compreenderem a urgência das demandas relacionadas à sinalização, radares e segurança viária na Vila de Serra Grande.