Hoje faz 50 anos que tivemos duas inaugurações em nossa cidade. A primeira delas foi a abertura da Ponte sobre o Rio Itacanoeira, também conhecida como Ponte do Fundão. Até essa data, o acesso para Itabuna era realizado na antiga ponte, que ainda subsiste. A obra foi realizada e inaugurada pelo então governador Antônio Carlos Magalhães.
A segunda inauguração foi o campus da então Fundação Universidade de Santa Cruz (FUSC), formada pela união das escolas superiores de Ilhéus e Itabuna, Faculdade de Direito de Ilhéus e Faculdades de Economia e Filosofia de Itabuna, nascendo a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (FESPI).
A obra foi construída pela CEPLAC, a maior entidade responsável pelo desenvolvimento regional do final da década de 50 até a década de 90, do século passado. A época, o Coordenador Geral da CEPLAC era José Haroldo Castro Vieira, tendo também a participação da comitiva do governador.
Em 1991, a FUSC foi estadualizada e passou a ser Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), retratada aqui em duas fotos, sendo a primeira do ano de 2006 e a segunda de 2023. Nessas quase duas décadas de intervalo entre os registros, nota-se o significativo adensamento do campo. Urge um planejamento para sua expansão. É o que penso, reafirmando que minha opinião só serve para mim.