ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

MÉDICOS CHEGAM A ILHÉUS, MAS FALTAM POSTOS DE SAÚDE

A médica Aline atende numa sala de aula.
A médica Aline atende numa sala de aula.
Dez novos médicos foram contratados para reforçar o atendimento à população na rede de saúde pública de Ilhéus. Conforme o secretário de Saúde, José AntonioOcké, a contratação foi autorizada pelo prefeito Jabes Ribeiro em caráter emergencial para suprir a demanda reprimida do setor.
Dentre os médicos contratados, há especialistas em pediatria, clínica geral, psicologia, nutrição, geriatria, entre outros. Os profissionais começam a atuar na próxima semana.
Mais Médicos – Na semana passada, a primeira médica do programa federal se apresentou em Ilhéus. Aline Souza Nunes, formada pela Unirio, já iniciou o trabalho na cidade. No total, o município solicitou 60 médicos ao programa.
Nesse primeiro ciclo, o Ministério da Saúde designou três médicos para Ilhéus, sendo que dois desistiram. Conforme Bárbara Christian, após a validação do processo da doutora Aline Souza, a perspectiva é que a pediatra seja indicada para atuar no Programa de Saúde da Família (PSF IV) no bairro Teotônio Vilela.
Em contraponto à chegada de médicos, a rede básica de saúde de Ilhéus passa por outra dificuldade, o funcionamento dos postos.
Quase todas as unidades da zona sul de Ilhéus, por exemplo, estão fechadas. No bairro Nossa Senhora da Vitória, o posto não abre há um ano. Os moradores comemoraram a data há duas semanas, com direito a bolo e festa.