Em matéria publicada no site Jornal Bahia Online, o representante da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), no Conselho Municipal de Transportes, o professor Pascoal João dos Santos, afirmou que está acionando a Defensoria Pública para que seja garantida a eleição para a composição da nova mesa diretora da entidade.
Segundo ele, a população está entregue à sorte dos interesses financeiros dos empresários do setor e que o conselho está literalmente ocioso há exato um ano, já que o seu presidente, o Sr. Valério Bonfim, ocupa também um cargo confiança na administração municipal.
Tal fator, ainda de acordo com Pascoal, implicaria na urgente convocação de plenária, para encaminhar novo processo eleitoral.
Na matéria, o professor lembra que o conselho funciona como “órgão colegiado” e “conselho comunitário” e tem como competências fiscalizar as atividades da prefeitura na área de transportes públicos; elaborar critérios para atendimento de reivindicações dos munícipes; emitir parecer nas planilhas de aumento de preço dos transportes públicos, dentre outras atribuições, mas estaria ocioso desde 16 de junho de 2012, há exato um ano.
Valério Bonfim justificou que por falta de quórum ele ainda permanece na presidência do conselho, já que desde o processo eleitoral do ano passado o conselho não consegue se reunir.