Nascido em Ilhéus e morador do bairro Nelson Costa, o surfista Wallace Júnior, 16 anos, tornou-se vice-campeão da categoria amador sub 16, na segunda temporada do campeonato brasileiro de surf, realizado no domingo, 16, na praia de Atalaia, em Salinópolis (PA).
O surfista já participou de diversas competições nos litorais do país, e pela segunda vez conquistou o segundo lugar na categoria, mantendo-se invicto no ranking.
Wallace pratica surf desde os oito anos de idade. Ainda na categoria júnior, disputou a semifinal do campeonato nacional, alcançando o quinto lugar. Ele diz que é muito importante participar destas competições, porque se familiariza com diversos tipos de ondas, e em todas as viagens conhece diferentes tipos de culturas e idiomas.
O problema maior é a dificuldade de conseguir patrocinadores para participar de eventos realizados no Brasil e no exterior. “Eu represento o estado da Bahia, mas por não ter equipe baiana no circuito brasileiro amador, a única opção é viajar por conta própria e sozinho, pois meu pai não pode me acompanhar, porque os custos da viagem ficam muito altos”, lamenta.
Desde 2009, Wallace participa de diversas competições no circuito nacional, e em muitas delas foi vice-campeão, mostrando que vale a pena sua dedicação e esforço para praticar o esporte. “Espero futuramente entrar na elite do Circuito Mundial e ter um bom patrocínio para competir nas etapas do evento”, enfatiza. Nos dias 3 e 4 de maio próximo, o atleta participará de uma nova etapa de surf amador que será realizada no litoral ilheense, em local ainda a ser definido.