Com o bordão “Se tem festa, festaço ou festinha, tem que ter camisinha”, o ministério da Saúde apresentou na manhã desta terça-feira (25) a campanha contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids para o carnaval deste ano em todo o país.
A pasta focará no público de adolescentes e adultos jovens. De acordo com o ministério, estados e municípios devem receber 104 milhões de unidades de preservativos, na primeira remessa deste ano.
O ministério deve seguir na distribuição em outros períodos. Em todo o ano de 2013, foram distribuídas 610 milhões de camisinhas. O ministro Arthur Chioro informou que, atualmente, 150 mil brasileiros são portadores do HIV, mas desconhecem que têm o vírus no corpo.
Outros 340 mil estão em tratamento em unidades de saúde do país. Na coletiva, em Brasília, o ministro chamou também a atenção para o que considera os três pontos básicos do enfrentamento da Aids: “prevenção, diagnóstico e tratamento precoce”. Segundo Chioro, em 2013, na gestão Padilha, o ministério distribuiu 4,7 milhões de testes rápidos e 4,1 milhões de testes tradicionais de HIV.