O Ministério do Turismo incluiu o município de Ilhéus numa cartilha com 10 sugestões de destinos para turismo rural nas regiões sul, sudeste e nordeste do país. A proposta é atrair turistas brasileiros e estrangeiros para mudar a rotina diária no campo, fazer passeios no meio rural e apreciar as diversas opções da culinária de cada região. A edição está disponível em português, inglês e espanhol.
Segundo a cartilha, quem procura o meio rural quer ficar longe da correria dos centros urbanos, como uma espécie de refúgio para descanso. Assim, a pessoa pode usufruir da simplicidade e aconchego das propriedades rurais e interagir com a natureza e o saber e fazer locais. Como hábito regional, todos acordam cedo com o canto dos pássaros, cavalga pelos campos, toma banho de cachoeira, participa de roda de viola, conhece o manejo dos animais e o cultivo da terra.
Denominada de “O Brasil que você procura – turismo rural”, a cartilha do Ministério do Turismo sugere como destinos turísticos os municípios de Ilhéus-Bahia; Cabaceiras/PB, Gravatá/PE, Venda Nova do Imigrante/ES, Vassouras/RJ (Vale do Café), Jundiaí/SP (circuito das frutas), Bento Gonçalves/RS (região da uva e do vinho), Gramado/RS, Lages/SC (Serra Catarinense) e Santa Rosa de Lima/SC.
Ilhéus, no sul da Bahia, tem todos esses atrativos em diversas localidades espalhadas, e para ampliar ainda mais os atrativos na zona rural do município, existem outros encantos ecológicos, a exemplo das rodovias Ilhéus-Itabuna (BR-415, com as fazendas Irerê e Primavera) e Ilhéus-Itacaré (BA-001) que são consideradas corredores ecológicos do sul da Bahia.
Também está prevista a implantação da Estrada do Cacau e do Chocolate, que liga Ilhéus à Uruçuca. De acordo com o projeto, serão instalados dois portais indicando as extremidades da estrada (no Distrito Industrial de Ilhéus e no entroncamento da BR-101, em Uruçuca) e placas de sinalização em todo o percurso, além da implantação de quiosque de informações turísticas. Ao longo desta rodovia, os visitantes encontrarão seis fazendas formatadas para o receptivo, e os turistas poderão ficar hospedados na própria área, pois a fazenda Mucambo, situada no trajeto, será transformada em hotel com 16 suítes.
A cartilha informa que o campo é o lugar certo para degustar o melhor da culinária típica da região. Já os passeios pelas propriedades rurais são uma boa oportunidade para conhecer o preparo de alimentos comuns na mesa de grandes centros urbanos, a exemplo de vinhos, queijos, geleias, embutidos e conservas.