ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

MINISTÉRIO INTERDITA 12 MARCAS DE AZEITE POR FRAUDE NA COMPOSIÇÃO

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um alerta nesta segunda-feira (22) sobre 12 marcas de azeite de oliva que foram desclassificadas por apresentarem riscos à saúde. Testes realizados pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária identificaram fraudes nos produtos, que continham óleos vegetais de origem desconhecida, em vez do azeite puro.

As marcas afetadas incluem Grego Santorini, La Ventosa, Alonso, Quintas D’Oliveira, Olivas Del Tango, Vila Real, Quinta de Aveiro, Vincenzo, Don Alejandro, Almazara, Escarpas das Oliveiras e Garcia Torres. O Mapa informou que a comercialização desses produtos compromete a segurança alimentar e que os consumidores devem interromper o uso imediatamente.

Além disso, foi constatado que algumas das empresas responsáveis por essas marcas estão com seus registros (CNPJ) suspensos ou baixados na Receita Federal, o que reforça as suspeitas de irregularidades.

O ministério orienta os consumidores a buscarem a substituição dos produtos conforme o Código de Defesa do Consumidor. Denúncias sobre a venda de azeites fraudulentos podem ser feitas por meio do Fala.BR, indicando o estabelecimento onde o produto foi adquirido. Estabelecimentos flagrados comercializando os azeites proibidos estarão sujeitos a penalidades.