Achei um escorpião na cama do meu filho”, é o que conta a comerciante Bruna Ferreira, moradora do bairro Arnaldão, em Eunápolis, no extremo sul da bahia. Ela relatou que no período de oito dias, encontrou 5 escorpiões adultos e 13 filhotes dentro do imóvel onde mora com o filho, uma criança de sete anos.
“Fiquei assustada, já comprei veneno, limpo a casa o tempo todo”, relatou. Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do município, há registro de que 71 pessoas foram picadas por escorpiões e atendidas no Hospital Regional de Eunápolis este ano. Não há registro de mortes. A unidade é a unica na cidade que aplica o soro antiescorpiônico.
Ao picar um humano o escorpião injeta na vítima um veneno neurotóxico, que age no sistema nervoso e provoca dor intensa, a princípio no local da picada, e que, na sequência, vai se espalhando para todo corpo. A evolução para um quadro grave pode ser rápida – algo como uma ou duas horas. Por isso, é fundamental o atendimento imediato, principalmente para crianças, que geralmente ficam em estado grave e podem morrer.
A vendedora Dalcicléia Castro, que assim como Bruna, mora no Arnaldão, disse que a irmã decidiu se mudar do local por conta da grande quantidade de escorpiões no bairro. “Meu sobrinho foi picado suas vezes por escorpião”, disse.
Os moradores do bairro acreditam que a infestação de escorpiões está alta porque algumas casas são próximas a fazendas. Os moradores também acreditam que a incidência está maior neste mês de abril porque com a aproximação do inverno. Diante do clima mais frio, os escorpiões saem das tocas e invadem as casas em busca de alimentos e abrigo.
As picadas de escorpião não foram registradas apenas no bairro Arnaldão, os casos também são frequentes no residencial Parque Renovação. O presidente da associação dos moradores do Renovação, Teófilo Gusmão quatro ruas do residencial estão com infestação de escorpiões.
O superintendente de serviços públicos de Eunápolis, Tito Fonseca, explicou que não pode fazer a roçagem na fazenda próxima ao bairro Arnaldão por se tratar de uma área particular. No entanto, se comprometeu a fazer um mutirão nos bairros Arnaldão e Renovação no início do mês de maio para retirar o lixo e entulho.
O Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Eunápolis, Everton Ruscioleli, falou sobre alguns cuidados que os moradores podem ter para evitar a infestação de escorpiões nas residências. “Evitar o acúmulo de lixo e madeira dentro de casa, colocar objetos e roupas em locais altos e fechados e quando for vestir roupa sacudir e olhar dentro do sapato para evitar as picadas, aconselhou. Do G1.