ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

MORRE JAMES AMADO, IRMÃO CAÇULA DE JORGE AMADO

James Amado (segundo da dir. p/ esq.), ao lado de Jorge (primeiro à direita), acompanha Sartre, Niemeyer e Beauvoir em Brasília.
James Amado (segundo da dir. p/ esq.), ao lado de Jorge (primeiro à direita), acompanha Sartre, Niemeyer e Beauvoir em Brasília.
Morreu em casa, em Salvador, na Bahia, neste domingo (1º), aos 91 anos, o escritor James Amado, irmão caçula do também escritor Jorge Amado (1912-2001).
Elizabeth Ramos, familiar do escritor, contou que ele morreu cercado da família, vítima de falência múltipla dos órgãos.
O sepultamento está marcado para as 17h desta segunda (2), no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, onde o corpo será velado na Capela F.
Paloma Jorge Amado, filha de Jorge e sobrinha de James, lamentou a morte do tio em uma rede social.
— Estou rachada completamente destroçada. Meu pensamento está todo voltado para minha tia Luiza, mulher formidável, e para meus queridos Janaína, Inaê, Maurício e Fernanda, mais que primos, irmãos muito amados. Hoje é dia de dor e saudade.
Terceiro e último filho de João Amado de Faria e Eulália Leal Amado, James Amado nasceu em 1922 no sul da Bahia. Ele era o último irmão vivo de Jorge Amado.
James Amado era membro da Academia de Letras da Bahia desde 1990, na qual ocupava a cadeira de número 27.
Ele escreveu o romance Chamado do Mar, ambientado na cidade de Ilhéus. Além de escritor como o irmão, James também foi ativista político, já que integrou a área de Cultura do Partido Comunista Brasileiro por muitos anos.
Ele se casou três vezes: com Jacinta Passos, com Gisela Magalhães e também com Luiza Ramos Amado, filha do escritor Graciliano Ramos, sua última mulher. Ele deixa quatro filhos: Janaína, Inaê, Maurício e Fernanda.