“Tem que fazer logo pra não esquecer e perder o prazo. Vim logo fazer o meu cadastramento e ficar tranquilo”, explanou Antônio Tavares de Queiroz, de 70 anos, que mora no bairro Novo Ilhéus e realizou hoje (31) o seu cadastramento no CadÚnico para continuar recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Estou avisando também para meus vizinhos e conhecidos, o prazo tá perto de terminar, é bom fazer logo”, alertou Queiroz.
O mutirão que iniciou ontem (30), está acontecendo na sede da secretaria de Desenvolvimento Social, na rua Vereador Mário Alfredo, S/N, bairro Conquista e encerra nesta quarta-feira (01). O cadastramento é uma medida obrigatória para que os beneficiários continuem recebendo o benefício.
Alba Magnólia, coordenadora do setor, destaca que os idosos precisam comparecer na sede do órgão, com os documentos originais e das pessoas que moram na casa para realizar a inscrição. “A obrigação do cadastro é devido a uma portaria publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que determina que idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o BPC e que ainda não estão inscritos no CadÚnico, passem pelo cadastramento. Se não fizerem os beneficiários serão suspensos”, destaca a coordenadora.
A Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria de Desenvolvimento Social montou uma estrutura especial para melhor atender a população. Os beneficiários devem levar Identidade, CPF, Carteira de Trabalho (Idoso não precisa), Título de Eleitor (Idoso não precisa), Comprovante de Residência e informar telefone para contato, pessoal e das pessoas que moram na casa. Lembrando que o BPC é o benefício que a pessoa não recebe o 13º salário.