Em virtude do transcurso do Dia Mundial de Luta contra AIDS, 1º de dezembro, está sendo intensificando em Ilhéus a oferta do Teste Rápido Diagnóstico HIV, como parte da campanha “Pra viver melhor, é preciso saber”, patrocinada pelo Ministério da Saúde.
Nesta sexta-feira, a ação foi promovida no Mutirão da Cidadania, realizado no bairro Hernani Sá, em parceria com a Ong Nepsi. Na próxima segunda-feira, dia 9, os testes serão oferecidos no posto do Programa de Saúde da Família (PDF) do bairro Nossa Senhora da Vitória.
O mutirão do teste rápido será realizado também na terça-feira, dia 10, no Centro de Saúde Sarah Kubitschek, no Malhado. Além de disponibilizar o Teste Rápido Diagnóstico HIV, serão também distribuídos preservativos e folhetos informativos sobre os cuidados com a prevenção à Aids.
Apesar da expectativa de qualidade de vida dos portadores do HIV ter melhorado, o número de infectados ainda é crescente, sobretudo entre jovens e mulheres. Nesse sentido, o Ministério da Saúde vem adotando campanhas para o enfrentamento da epidemia de HIV/AIDS, incentivando, por meio do contexto da nova política de Aids, o diagnóstico precoce do HIV como uma estratégia que ajude as pessoas a viverem com mais qualidade, além de indicar o tratamento gratuito como um direito garantido pelo SUS – Sistema Único de Saúde.
Após o mutirão, o teste rápido de detecção do HIV continuará sendo disponibilizado na sede do Centro de Tratamento e Acompanhamento de DSTs e AIDS, que funciona na Avenida Canavieiras, 253, no térreo do prédio da 6ª DIRES, centro da cidade, em horário integral.