O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou nesta quarta-feira (14) que não há atraso significativo na aplicação da segunda dose da vacinas contra a Covid19 no estado. Ele afirma que, atualmente, 10.065 pessoas já imunizadas com a primeira dose ainda não receberam o reforço, diferentemente do número (148.877) divulgado pelo Ministério da Saúde na terça (13).
“Os dados publicados pelo MS foram extraídos do sistema ministerial SIPNI que está com inconsistências de preenchimento e com atrasos na alimentação pelos municípios. Realizamos uma análise com os dados agregados do nosso BI e nosso quantitativo total de doses agregadas Bahia: 14/03 – Coronavac D1: 455.845 11/04 – Total de D2: 445.780 Doses em atraso na Bahia: 10.065”, explicou o secretário em uma publicação em suas redes sociais.
Levantamento feito pela pasta federal aponta que, em todo o país, ao menos 1,5 milhão de pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus não completaram o esquema vacinal com a segunda dose.
Agora, a previsão da pasta é elaborar estratégias com estados e municípios para chegar até os possíveis não imunizados e garantir a proteção desse grupo.
Segundo a coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Francieli Fontana, a orientação é que mesmo aqueles que já passaram do prazo para receber a segunda dose ainda busquem a vacinação, sob risco de comprometer a proteção caso não o façam.