Moradores da Avenida princesa Isabel, em Ilhéus estão assustados com o aparecimento frequente de cobras em seus quintais. Segundo um morador escreveu nas redes sociais, elas estariam “matando galinhas e bichos de estimação, as pessoas não saem mais no quintal, não dormem mais, as crianças choram com medo”.
O corpo de Bombeiros, o Ibama e o Inema foram chamados ao local e nesta terça-feira (20), realizaram buscas em uma área de mata fechada, tentando identificar onde estava o suposto ninho das cobras.
A polícia ambiental e os bombeiros fizeram rapel onde os moradores indicaram como o ninho das cobras, mas como é um local de difícil acesso, e por conta da chuva, não tiveram êxito.
Segundo os órgãos ambientais, tratam-se de oito ou nove jiboias (Boa constrictor) que, embora assustem pelo tamanho, não são animais peçonhentos. Jiboias são serpentes constritoras e costumam se alimentar de ratos, não apresentando riscos para humanos.
Os órgãos responsáveis reforçam que em caso de os moradores avistarem as cobras novamente, liguem para o 193, para que os bombeiros, o Ibama ou a polícia ambiental realizem a captura do animal de forma adequada. É preciso lembrar que matar animais silvestres, como as jiboias, é considerado crime ambiental.