ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

NO DIA DO ENFERMEIRO, PROFISSIONAIS DE ILHÉUS REALIZAM MANIFESTAÇÃO

Foto: Matheus Silva/Ilhéus.net

Nesta quarta-feira (12), Dia do Enfermeiro, profissionais de enfermagem realizaram uma manifestação em Ilhéus pela aprovação de piso salarial nacional que tramita na capital federal. O grupo vestindo preto e segurando cruzes brancas, fez uma caminhada pela Avenida Soares Lopes e se reuniu na Catedral de São Sebastião.

De acordo com o grupo Valoriza Enfermagem Ilhéus, a categoria luta há anos pela aprovação de um piso salarial. O Projeto de Lei 2.564 de 2020, que institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira, segue em tramitação no Senado.

A manifestação   desta quarta teve como objetivo pressionar o andamento do PL. O PL 2295/2000, de autoria do senador Lucio Alcântara (PSDB-CE), que prevê a limitação da carga horária de trabalho para 30h semanais. Atualmente, não há um limite à jornada de trabalho e os profissionais reclamam de “abusos”.

Na oportunidade, o movimento Valoriza enfermagem Ilhéus se apresentou formalmente,  e pediu pelaa criação do Plano de carreira, cargos e remuneração no município de Ilhéus e também para acompanhar a sua elaboração.

No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. Já no Brasil, além do dia 12 comemora-se também o dia 20 de maio, em homenagem a baiana Anna Nery,  primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Foto: Matheus Silva/Ilhéus.net