Terá início nesta sexta-feira (25) e vai até sábado (26), das 9 às 16h, a terceira edição da DPU Itinerante, nas aldeias indígenas de Igalha e Serra do Padeiro, oriundas da etnia Tupinambá, em Olivença, distrito de Ilhéus. O projeto tem como objetivo orientar os cidadãos sobre seus direitos e informar a respeito das atribuições da DPU, com ênfase nos direitos das comunidades tradicionais.
No primeiro dia (sexta-feira), uma equipe formada pelos defensores federais, Vladimir Correia e Carlos Maia, também pelo servidor público, Jorge Vieira, visitará a Aldeia Igalha. No dia seguinte (sábado), o grupo segue para a Aldeia Serra do Padeiro.
O projeto de Educação em Direitos com enfoque nas comunidades tradicionais, foi motivado por recente capacitação na área oferecida aos colaboradores da DPU em Salvador. O curso foi realizado em junho último e foi ministrado pelo professor e geógrafo, Diosmar Santana e pelo professor Júlio Rocha, diretor da faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Defensoria para todos – Lançado em março de 2016, o projeto Defensoria para Todos tem como objetivo a expansão dos serviços prestados pela Defensoria Pública da União, levando assistência jurídica, na esfera federal, a cidadãos de municípios brasileiros. As linhas de atuação do projeto estarão relacionadas em “Atendimento ao público” e “Educação em Direitos”.
O projeto é uma realização da Defensoria Pública da União da Bahia e tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS).