A comunidade do Rio do Engenho, destino turístico e histórico na zona rural de Ilhéus, realiza até o próximo domingo, dia 31 de julho, a novena em homenagem a Senhora Sant’Ana e São Joaquim, padroeiros da comunidade. O festejo, organizado pela Paróquia Nossa Senhora da Vitória, que faz parte do calendário religioso católico, é aberto ao público e teve inicio no dia 22 de julho.
Na programação, estão previstas procissão, missa festiva, alvorada e caminhada de fé e discutirá o tema “Em Jesus Cristo encontramos a porta aberta, nos conduzindo à misericórdia de Deus Pai”. O novenário acontece na igreja Nossa Senhora de Sant’Ana, a segunda mais antiga do Brasil. No ultimo dia da novena, dia 31, acontece a alvorada festiva, que ocorre entre às 5 e 9 horas. A partir das 9h, a comunidade católica inicia a caminhada da fé. A programação prossegue, às 10 horas, com a missa, seguida da benção do Santíssimo.
História– A igreja Nossa Senhora de Sant’Ana, localizada no Rio do Engenho, foi construída em 1537 e é hoje o segundo templo religioso mais antigo do Brasil. Monumento histórico e arquitetônico de Ilhéus, pertenceu à família de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil, e foi um local de grande atuação dos jesuítas no Século XVI.