ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

NÚMEROS DE ACIDENTES AÉREOS EM 2024 FOI O MAIOR EM 10 ANOS

Em 2024, o Brasil registrou um aumento significativo no número de acidentes aéreos e fatalidades associadas, alcançando o maior índice em uma década. De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram contabilizados 44 acidentes fatais, resultando em 153 mortes. Este número representa um aumento de 92% em relação a 2023, quando ocorreram 77 óbitos em acidentes aéreos. 

O acidente mais grave do ano ocorreu em 9 de agosto, quando um avião da Voepass caiu em Vinhedo, São Paulo, causando a morte de todas as 62 pessoas a bordo. Este incidente foi o maior desastre aéreo no Brasil em 2024. 

Além disso, outros acidentes significativos contribuíram para o aumento das fatalidades no ano. Em 22 de dezembro, um avião caiu em Gramado, resultando na morte de 10 pessoas. Este foi o segundo maior acidente aéreo do ano e o mais letal envolvendo aviões de pequeno porte. 

A maior parte dos acidentes ocorreu em voos de aviação privada, com 22 incidentes fatais, seguidos por sete em voos agrícolas. São Paulo lidera em número de acidentes fatais, com 11 ocorrências, seguido por Mato Grosso, Pará e Minas Gerais, cada um com cinco casos. 

Este aumento expressivo no número de acidentes e fatalidades em 2024 destaca a necessidade de uma análise aprofundada das causas e da implementação de medidas preventivas para garantir a segurança da aviação no país. Informações CNN Brasil e Gazeta Brasil.