A seleção brasileira de futebol masculino estreia na Copa América 2024 no dia 24 de junho contra um adversário que ainda será definido. Com uma performance tão ruim desde a Copa do Mundo 2022, muitos brasileiros se perguntam: “o Brasil tem chances de conquistar o título?”. Vamos, então, fazer uma análise detalhada da equipe para responder essa pergunta.
Se você fizer uma análise das principais casas de apostas online, então, você verá que o Brasil é apontado como a segunda principal candidata ao título, atrás da Argentina. Aliás, se você quiser dar um pitaco sobre o torneio, aproveite este código Sportsbet.io bônus e mostre que entende de futebol.
O primeiro jogo do Brasil será contra Honduras ou Costa Rica, equipes que disputam uma repescagem para o torneio. O jogo será no dia 24 de junho, às 20h, horário de Brasília. Portanto, a seleção tem uma boa oportunidade para começar o torneio com uma vitória.
Quatro dias depois, o adversário será o Paraguai, outra seleção que não vem bem há alguns anos. Portanto, podemos esperar mais um resultado positivo neste jogo. No entanto, o Brasil deve saber manter a calma, pois a defesa do Paraguai tem funcionado bem. Nos últimos sete jogos, os paraguaios tomaram apenas três gols.
O problema da seleção paraguaia é o ataque, que balançou a rede apenas três vezes, neste mesmo período.
O Brasil não perde para o Paraguai há nove jogos (desconsiderando a derrota nos pênaltis, na Copa América de 2011), sendo que nos últimos quatro duelos não sofreu gols. A última vitória dos paraguaios foi nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, em 2008.
O encerramento na primeira fase será contra a Colômbia, equipe em ascensão e que vem se mostrando eficiente contra o Brasil. Nos últimos três jogos entre essas equipes, ocorreu um empate e uma vitória para cada lado.
Recentemente, os colombianos levaram a melhor em partida válida pelas Eliminatórias da Copa 2026, quando venceram por 2 a 1, diante de sua torcida.
O elenco brasileiro
A seleção segue em declínio. O time não vence adversários fortes há anos. Para alguns especialistas, a falta de duelos diretos contra os europeus está atrapalhando o nível de competitividade do futebol brasileiro. No entanto, vale frisar que a Argentina também tem este problema, mas mantém um alto nível técnico há, pelo menos, uma década.
Por isso, os próximos amistosos, contra Inglaterra e Espanha, têm um peso importante na formação e análise do elenco brasileiro.
A Copa América 2024 será uma oportunidade para os comandados de Dorival Júnior disputarem um torneio forte. Este será um teste fundamental para o novo treinador.
A seleção brasileira precisa reconquistar os torcedores, pela forma de jogar e pelos resultados. Muitos jornalistas criticam amistosos sem valor técnico, agendados apenas para agradar patrocinadores.
Vinícius Júnior tem se mostrado como a principal esperança da seleção canarinho. Além dele, jovens como Rodrygo, Endrick e Martinelli podem dar mais velocidade e criatividade ao time.
Na Copa América 2024, o Brasil deve apresentar um elenco com atletas jovens e experientes, como Casemiro e Neymar. Devemos esperar, também, um time em fase de entrosamento.
No entanto, os principais adversários do Brasil também passam por adaptações. Por isso, apesar dos problemas e da má fase, os brasileiros ainda são vistos como um dos favoritos ao título da Copa América 2024.