ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

O CURIOSO CASO DA ORLA QUE ESTÁ DESAPARECENDO

Orla do litoral norte, começo da rodovia Ilhéus-Itacaré. Foto: Victor Kruschewsky.
Orla do litoral norte, começo da rodovia Ilhéus-Itacaré. Foto: Victor Kruschewsky.

Descaso, descompromisso, ineficiência, negligência, falta de zelo, incompetência, más intenções, etc. Pois é, adjetivos não faltam para tentarmos classificar a postura do poder público municipal ante a gradativa degradação da orla do litoral norte ilheense, na saída da cidade, para Itacaré.

Tal avenida, entregue à população no final da década de 90, na segunda gestão de Jabes Ribeiro, nunca passou por nenhuma reforma até então, e definha a olhos nus, ante uma notável indiferença dos prefeitos que andaram se sucedendo no Paranaguá, nas últimas décadas.

Vale lembrar que essa orla foi erigida em uma área complicadíssima, que sofre com uma das consequências ambientais desastrosas que a construção do porto do Malhado propiciou.

Com a construção do chamado espigão, e uma irresponsável interferência no fluxo das marés no local, de um lado as águas da praia da avenida Soares Lopes, por exemplo, recuaram, e do outro, como no São Miguel e no São Domingos, o mar segue avançando cada vez mais devastador.

Agora somemos os fatores: Descaso público + ações de resposta da natureza. O resultado dessa equação, pode até parecer pessimista, mas, infelizmente, é o que reflete de maneira mais fiel a realidade. Ou seja, se não houver ações urgentes, o que hoje no local é chamado de orla, terá que ganhar outro nome, em pouco tempo.