ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

O PROJETO (A)MAR FALA SOBRE O IMPORTÂNCIA DO DIA INTERNACIONAL “PARE A CAPTURA ACIDENTAL”

A Captura Acidental (“ByCatch”) é a captura não intencional de animais não alvos em redes ou equipamentos de pesca. Estima-se que 40% de toda pesca é bycatch (Keledjian et al 2014), baleias, golfinhos, focas, tartarugas, raias, tubarões, aves marinhas, peixes e invertebrados capturados acidentalmente e descartados.

A Comissão dos Oceanos dos Estados Unidos declarou em 2005 o bycatch como a maior ameaça aos mamíferos aquáticos no mundo (Yopung and Ludicello 2007), e para agravar este problema, somente uma pequena parte dos “bycatches” são de fato registrados. Cerca de 640 mil toneladas de petrechos de pesca são perdidas no mar todos os anos se tornando redes fantasmas (Macfadyen et al. 2009). Os mesmos são responsáveis pela morte de mais de 100 mil animais marinhos por ano.

Os animais podem morrer afogados, pois presos não conseguem subir à superfície para respirar, também sofrem lacerações devido ao emalhe em redes de pesca, e infecções provocadas por ferimentos oriundo de emalhes e podem morrer de fome, pois não conseguem se alimentar de forma eficaz (International Whaling Commission 2018).

O Projeto (a)mar realiza o monitoramento de praia nas regiões da Serra Grande, Itacaré e Ilhéus e tem constatado aumento crescente do número de animais marinhos mortos, principalmente tartarugas, muitos apresentam sinais de interação com redes de emalhe ou de espera, o que é frequentemente utilizado na nossa região. Por isso, o Projeto “a”mar desenvolve a vertente específica: Educ(a)mar, que inclui a educação e sensibilização ambiental e orientação para a comunidade, estudantes, pescadores, marisqueiras e turistas  a fim de minimizar os efeitos da pesca sobre os animais marinhos não alvo, reduzir os índices de capturas incidentais, e tentar um convívio harmonioso e sustentável entre o ser humano e o meio ambiente.

O Projeto “a”mar nasceu a partir da junção de iniciativas socioambientais já desenvolvidas pelos integrantes da equipe, buscando soluções, através da coletividade e do envolvimento comunitário, para preencher lacunas sobre o conhecimento da biodiversidade costeiro marinha na região, bem como, identificar e minimizar os impactos (antrópicos) nesses ambientes e nos seres que vivem nele. Por ser um projeto totalmente voluntário e independente precisamos cada vez mais da população como nossa aliada na luta para conservação e preservação da fauna marinha.

Contato para emergências da fauna marinha, entrar em contato com o Projeto (a)mar pelo telefone/ zap (73) 99812-2850. Visitem nossas redes sociais (@projeto.amar.ba – facebook e instagram).

Abrace o (a)mar e contribua para mais animais marinhos vivos.