Quem tem como hábito acompanhar o Ilhéus 24h, já deve ter lido algumas matérias sobre os ônibus escolares do programa federal Caminho da Escola.
Pois bem, a frota, composta por cerca de 16 veículos, foi adquirida em meados de novembro de 2013 pela secretaria municipal de Educação, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), órgão federal ligado ao Ministério da Educação.
O programa Caminho da Escola, consiste na concessão, pelo BNDES, de linha de crédito especial para aquisição pelos estados, Distrito Federal e municípios de ônibus, de transporte coletivo, zero quilômetro, bem como de embarcações novas e bicicletas escolares.
Os veículos ficaram misteriosamente abandonados em uma área do estádio Mário Pessoa por vários meses, enquanto a prefeitura de Ilhéus alugava ônibus de uma empresa terceirizada, para realizar o transporte dos alunos. Depois que, juntamente com o blog Agravo, denunciamos a situação, os ônibus foram retirados do Estádio.
Após a série de denúncias, um leitor do Ilhéus 24h, por conta própria, protocolou denúncia na Ouvidoria do FNDE. O órgão acatou a denúncia, e intimou a prefeitura de Ilhéus a se explicar pela situação, além de providenciar que os veículos enfim começassem a ser utilizados.
Segundo denúncia de um leitor, um dos citados ônibus escolares, seguem abandonados em um estacionamento no bairro Nossa Senhora da Vitória. Com pneus baixos, o veículo está, literalmente, apodrecendo, com claros sinais de abandono. De acordo com informações não confirmadas, pessoas vão constantemente ao estacionamento, trocar algumas peças do veículo.
Por que tanto descaso com o patrimônio público? O gestor público que trata dessa maneira o patrimônio não possui visão e nem respeito à sociedade.
Com a palavra, a secretaria municipal de Educação.
Clique nos links e confira algumas matérias sobre os ônibus escolares: