Jabes comemora resultado da auditoria do Tribunal de Contas do Município. Foto: Luizinho Nascimento.
Para quem acompanha o desenrolar e as atrapalhadas administrativas da prefeitura de Ilhéus, a notícia da aprovação das contas, pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), referente ao ano de 2013, caiu como uma bomba.
Isso, apontam analistas políticos, se deu pela grande capacidade de articulação do prefeito Jabes Ribeiro, que, além de comandar os vereadores da situação (maioria na câmara), como espécies de marionetes a seu serviço, parece ter estendido seus tentáculos ao TCM.
Na última segunda-feira (24), em entrevista ao blog do Gusmão, o contabilista Uildson Nascimento, ex-secretário de Saúde de Ilhéus, e ex-auditor da Secretaria de Saúde de Itabuna, afirmou que só bons relacionamentos de Jabes com o TCM, seriam capazes de fazer com que suas contas fossem aprovadas.
Pelo visto, o contabilista estava certíssimo.
Na ocasião, ele enumerou quatro motivos que seriam decisivos para que o Tribunal de Contas rejeitasse as contas da prefeitura de Ilhéus, que, para surpresa da população ilheense, acabaram sendo aprovadas. Vamos a eles:
01 – O governo não alcançou a meta fiscal estabelecida pela Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012.
02 – A gestão jabista investiu apenas 25,23% da receita em educação, descumprindo a lei.
03 – O investimento em ações e serviços de saúde foi tímido, apenas 16,14%, também indo de encontro com a lei.
04 – Com 67,90% da receita corrente líquida comprometida com o pagamento do funcionalismo, o município ultrapassou o limite de 54% determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Pois bem, nada disso adiantou, e Jabes comemora o resultado positivo da auditoria, e a colheita positiva ante suas boníssimas relações com o TCM.