Seis personalidades que atuam em diversos segmentos do município devem receber “Título de Cidadão Ilheense”. Entre eles, está a primeira-dama do município. Os títulos foram aprovados na sessão da última quarta-feira (26) na Câmara de Vereadores de Ilhéus.
Partiram de diversos parlamentares os pedidos para conceder os títulos de cidadania honorária. O título de cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial, a pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal.
CONHEÇA OS CONTEMPLADOS:
A primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão que é natural de Itapetinga teve atuação destacada quando ocupou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e deve recer a comarca.
De acordo com o autor do pedido, o vereador Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD) Soane Galvão, enquanto ativista de relevantes causas sociais é uma das maiores lideranças femininas do sul da Bahia.
Outra mulher a ser contemplada com a honraria é a Irmã Eveline Pedro da Silva, com atuação social e religiosa. Nascida em Fortaleza, Ceará, Irmã Eveline é co-fundadora do Instituto Nossa Senhora da Aurora.
Com dedicação às comunidades carentes, a exemplo do Aterro do Itariri e Novo Ilhéus, atende a mais de 220 famílias com visitas aos enfermos, aconselhamentos espirituais, distribuição de alimentos, roupas e remédios. Irmã Eveline tem 45 anos e está em Ilhéus desde 2013. A sua indicação é do vereador Paulo Carqueija (PSD).
O 1º secretário da Câmara, Ederjúnior dos Anjos (PSL), teve Projetos de Decreto Legislativo aprovados, concedendo a honraria aos médicos Ricardo Moura dos Santos e Ricardo Marques dos Santos.
Moura é natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Iniciou os estudos em um colégio público, cursou Medicina na Universidade Federal de Santa Maria, primeira Universidade Federal fora de uma capital.
Em 2007, foi convidado a residir em llhéus onde realizou concurso público para o cargo de médico do trabalho na Prefeitura, cuidando da saúde dos trabalhadores desta municipalidade.
Já o médico Ricardo Marques dos Santos nasceu em São Paulo. Ainda antes de formado, vinha de férias para llhéus. Apaixonou-se pela cidade e em 2013, mudou-se para cá. Hoje presta serviços à população, especialmente ao povo do alto do Basílio, cuidando da saúde da população daquela localidade.
O sindicalista Raimundo Santos Pinheiro receberá a honraria proposta pelo vice-presidente da Câmara, vereador Fabrício Nascimento (PSB). Raimundo Pinheiro é natural do distrito de Faisqueira, município de Ubaitaba, e chegou a Ilhéus em setembro de 1979. No momento exerce a função de diretor de Imprensa no sindicato dos taxistas.
Outra personalidade indicada pelo vereador Fabrício e aprovada pela Câmara é Helenilda Conceição Almeida. Nascida na Fazenda Santo Antônio, distrito de Tabuleiro, em Marau. Em 2000 mudou-se para llhéus e, em 2002, iniciou seu trabalho como assessora parlamentar ao qual exerce até hoje.
Mais do que prestar uma homenagem, a solenidade de outorga do Título de Cidadão Honorário significa prestigiar e reconhecer o trabalho de pessoas que tenham se dedicado a atuar de forma exemplar tanto eticamente, quanto moralmente e por prestar relevantes serviços a cidade, ajudando no seu desenvolvimento na promoção do bem comum.