ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

PIADA MUNICIPAL DE ILHÉUS: PREFEITURA VAI “COMEMORAR” O DIA MUNDIAL DO TEATRO

rindo muitoApesar de não se tratar de mais uma piada infame, de fato, a secretaria municipal de Cultura de Ilhéus anunciou que, hoje, na sexta (28) e no sábado (29), vai comemorar o Dia Mundial do Teatro.
Segundo release distribuído à imprensa, uma grande programação, envolvendo palestras, oficinas e apresentações, será realizada.
Não estamos desmerecendo o acontecimento, só acreditamos tratar-se de uma grande contradição a prefeitura realizar essas atividades, sendo que, é totalmente irresponsável e descompromissada com a citada arte. Prova disso é a situação do teatro municipal, fechado há mais de um ano para reformas, mas que até hoje nada foi feito. Isso, sem falar na total ausência de políticas públicas municipais de incentivo à qualquer espécie de manifestação artística local.
Sobre a situação do teatro, no release é dito apenas: “O espaço futuramente será beneficiado com uma nova reforma”.
Bem, futuramente pode ser amanhã. Mas também pode ser daqui a 10 anos. Ou seja, não há previsão alguma de nada ser realizado por lá, muito menos quando o espaço será devolvido à população.
PROGRAMAÇÃO – Hoje (27), a partir das 18h, na sala Fernando Leite Mendes, na secretaria de Cultura, situada na rua Jorge Amado, Centro de Ilhéus, será realizado um debate sobre o Teatro de Grupo e Dramaturgia. O evento terá como convidado especial o diretor artístico do Oco Teatro Laboratório, Luis Alberto Alonso Aude, e como mediadores, o secretário de Cultura, Paulo Atto, e o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa.
Na sexta-feira, dia 28, a programação contará com o espetáculo “Teodorico Majestade”, produzido pelo Teatro Popular de Ilhéus (TPI). Escrito em cordel e com estética inspirada na xilogravura e no cancioneiro nordestino, a peça mostra o lado ridículo da política corrupta e incentiva o povo a cobrar dos representantes eleitos uma atuação íntegra. Escrito e dirigido por Romualdo Lisboa, o espetáculo será encenado na tenda do TPI, na avenida Soares Lopes, a partir das 20h, com preço promocional de R$ 2 .
Concluindo a programação, no sábado, dia 29, a partir das 20h, será ministrada a Aula-Espetáculo “Trançados de Memória de uma Atriz-Brincante”. Com atuação e concepção de Flávia Gaudêncio, o trabalho também será apresentado na tenda do TPI com preços promocionais de R$ 2. O espetáculo revela os caminhos percorridos pela atriz e pesquisadora Flávia Gaudêncio no que diz respeito ao diálogo travado entre o teatro e a cultura popular, com ênfase para o “Cavalo Marinho”, manifestação da Zona da Mata Norte de Pernambuco. O trabalho conta, ainda, com direção e iluminação de Érico José e figurino e adereços de Tarcísio Almeida.