ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

PLANO DE COMBATE A DENGUE EM ILHÉUS É DISCUTIDO

dengue (1)Os sanitaristas da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), João Emanuel Araújo e Agnaldo Orrico, reuniram-se nesta quinta-feira, dia 19, com o comitê técnico da Secretaria de Saúde de Ilhéus para discutir o Plano de Contingência da Dengue para o ano de 2014. 
Araújo e Orrico são técnicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab responsáveis pelo monitoramento do sistema de informações que acompanha diariamente os fatos relacionados à dengue no Estado. Nesse sentido, a visita serve para ajustar as diretrizes que nortearão o Plano de Contingência da dengue para o próximo ano.
Nesta sexta-feira, dia 20, pela manhã, os técnicos continuarão discutindo com o secretário municipal de Saúde, Antonio Ocké, e, à tarde, realizarão nova reunião do comitê que elabora o plano de ações para prevenção, controle e combate à dengue na zona urbana do município. Os sanitaristas da Sesab alertaram para o risco potencial de uma epidemia na região, considerando a ocorrência de um surto da dengue, este ano, no Extremo Sul do Estado. “Historicamente, os pesquisadores observaram dados entomológicos e epidemiológicos, no Rio de Janeiro, que apontam para a migração do mosquito de uma região para outra”, explicou João Emanuel Araújo.
Conforme Araújo, “é importante que se diga que o combate a dengue deve ser que encarado por todos os segmentos da sociedade porque não é um problema restrito à saúde, mas uma ocorrência que afeta toda a população”. De acordo com a coordenadora do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Patrícia Dickie, o último Levantamento de Índice Rápido (LIRA) revelou que o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti é maior nos altos da Boa Vontade, do Basílio, Novo Vilela, do Carvalho e do Formoso, e nos bairros do Salobrinho, Sapetinga, Princesa Isabel, Teotônio Vilela, Ilhéus II e Cidade Nova.