Na escalada de providências para regularizar a rede de atenção básica no município, por determinação do prefeito Mário Alexandre, a secretaria de Saúde confirma a normalização no atendimento nas Unidades de Saúde da Família nos bairros Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II, situados na zona sul da cidade. As famílias cadastradas nesses postos de saúde já contam com a disponibilidade de diversos serviços, inclusive o atendimento médico, sendo alguns profissionais vinculados ao Programa Mais Médicos.
As marcações de consultas são realizadas pela manhã e o atendimento médico ocorre no decorrer da semana. O trabalho realizado na Unidade de Saúde do bairro tem sido elogiado pela população. A dona de casa Lucimar Ferreira de Souza, 49 anos, por exemplo, garante a qualidade no atendimento médico. “O atendimento médico é ótimo! A Drª Fátima atende muito bem e fica aqui o dia todo. No que precisar, pode contar com ela”, declarou. Ao seu lado, a estudante Tainara Gomes Melo, 18 anos, ratifica: “concordo com a Lucimar, o atendimento médico aqui é ótimo!”
Na unidade de saúde do Nossa Senhora da Vitória, localizado à margem da Rodovia Ilhéus-Buerarema, o atendimento de consultas médicas é realizado nos turnos da manhã e tarde, feito pela Drª Fátima Neves (PSF 3), Dr. Danilo Rocha (PSF 3) e Dr. Cézar (PSF 1). A equipe de profissionais conta também com enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliar de farmácia.
Vários serviços de saúde também são oferecidos na Unidade do N.S. da Vitória, como aferição de pressão, curativos, nebulização, aplicação de medicação (conforme orientação médica), distribuição de remédios, além de encaminhamento médico a um especialista conforme a enfermidade diagnosticada no paciente.
Ilhéus II – Na unidade do Ilhéus II, a regularização do serviço de atenção básica à saúde garante mais de 100 atendimentos diários aos moradores cadastrados naquela localidade. Além do atendimento médico, odontológico e psicológico, a secretaria de Saúde disponibiliza também assistência de enfermagem, marcação de exames, vacinação infantil, aferição de pressão, curativos, nebulização e a atenção profissional de um educador físico, um psicólogo, um nutricionista, entre outros serviços.
O atendimento médico às famílias do bairro Ilhéus II é prestado pela Dra. Thaís Paula Reis, também vinculada ao Programa Mais Médicos. O educador físico residente, Ramon Sena, explica que a Estratégia de Saúde da Família preconiza o atendimento integral ao indivíduo, com ativ idades de educação em saúde e planejamento familiar.
Vigilante à importância do cumprimento das etapas de vacinação para a prevenção de doenças e para uma boa qualidade de vida, a microempresária Carine dos Santos Lisboa, 26 anos, carregava em seus braços a filha Alícia, de apenas um ano. Após a aplicação da vacina, ela disse: “O atendimento foi ótimo! Vim trazer minha filha para tomar vacina da tríplice viral e fui muito bem atendida. Essa é a primeira vez que venho aqui, mas o atendimento foi muito bem recomendado pelos vizinhos”, acrescentou.
O aposentado Ernesto Santos Raposo, 67 anos, retornou ao posto de saúde para agradecer ao atendimento prestado pela médica Thaís Reis. Ele contou que teve um problema de saúde e ao chegar ao posto, encontrou a doutora que o atendeu automaticamente e muito bem. “Ela me pediu exames; fiz os exames; ela descobriu o problema, fez encaminhamento para outro médico, que também me atendeu bem. Eu me encontrava com falta de ar e cansaço… Eram os rins! Então, graças a Deus e a ela, estou me recuperando. Fui receitado para quatro sessões de hemodiálise e já estou na terceira sessão. Logo após às sessões, farei a minha cirurgia, que já está marcada”, disse, entusiasmado, o senhor Ernesto.