Pontos de ônibus quebrados, sem cobertura ou simplesmente sem qualquer abrigo ou assento, essa é a situação enfrentada pelos moradores da Zona Sul de Ilhéus. A população, além reclamar dos serviços oferecidos pelas empresas de transporte coletivo, vem reivindicando da Prefeitura a instalação de abrigos em pontos de ônibus e melhoria dos que já existem.
Na rodovia BA-001, em frente ao Assaí Atacadista, a falta do abrigo expõe os usuários do transporte coletivo à chuva e ao sol. Em contato com a redação do Ilhéus 24H, um leitor enviou um vídeo onde mostra uma idosa esperando o coletivo em pé e outro senhor que recorreu ao carrinho de compras para descansar as pernas debaixo do sol quente. Sem opção, todos os passageiros são obrigados a encarar o sol quente em pé a espera do ônibus. A situação se repete em quase toda a rodovia.
“É horrível e em dia de temporal piora. Crianças, idosos, grávidas, todos são obrigados a esperar em pé e sem abrigo. Quem utiliza transporte público em Ilhéus está sofrendo todos os dias. Nós já falamos, mas eles nunca trazem uma solução. Não aguentamos mais. Tá difícil.” Disse uma usuária do transporte coletivo que preferiu não se identificar.
A população cobra da Prefeitura e do Governo do Estado da Bahia uma previsão de quando essa situação será revertida.