Muitos acreditam que residir à beira-mar é o ápice do conceito de qualidade de vida. Mas, em alguns casos, as coisas não são lá bem do jeito que se imagina.
O site Ilhéus 24h recebeu uma denúncia alarmante sobre a situação precária da Praia Boca da Barra, que tem sofrido com acúmulo de sujeira e lixo há meses, de acordo com um relato enviado por uma moradora indignada com o descaso do governo municipal. A denunciante, que preferiu não se identificar, entrou em contato com a redação do site pedindo que sua mensagem fosse divulgada.
Segundo o relato, a praia já foi considerada um verdadeiro paraíso e um dos lugares mais belos de Ilhéus. No entanto, atualmente, a situação é bem diferente. O descuido das autoridades locais é evidente, especialmente em relação à limpeza da praia, que se encontra repleta de sujeira e lixo acumulado.
A falta de limpeza da praia é tão grave que a equipe do site Ilhéus 24h esteve no local nesta sexta-feira (19), pela manhã e se deparou com um odor terrível. O mau cheiro torna o ambiente insuportável e afasta até mesmo os frequentadores habituais da praia. A situação se agrava ainda mais com a presença de baronesas, que têm se acumulado na praia há mais de 60 dias, tornando a situação ainda mais desagradável.
Além disso, a denunciante apontou outros problemas enfrentados pelos moradores e comerciantes da região. A iluminação pública foi descrita como precária, mesmo com a cobrança mensal da taxa de iluminação pública. Isso tem gerado insatisfação entre os moradores, que se sentem desrespeitados e desamparados pelas autoridades responsáveis.
Outro aspecto destacado na denúncia é a construção desordenada e a falta de fiscalização no Alto do Amparo. Essa situação tem comprometido a estabilidade do solo, resultando em deslizamentos de terra e abertura de crateras que invadem casas, causando prejuízos materiais e colocando em risco a segurança dos moradores.
Foi pedido para que o serviço de coleta de lixo passe duas vezes ao dia, mas o problema persiste, com o lixo sendo disputado por urubus, cães, gatos e até mesmo galinhas.
É preciso que a prefeitura de Ilhéus tome providências o quanto antes para acabar com essa situação calamitosa.