ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

PREÇO DA BATATA DISPARA E CONSUMIDOR BUSCA ALTERNATIVA PARA A PÁSCOA

Preço da batata disparou nos últimos meses. FOTO: CORREIO

Nos últimos 12 meses, a batata-inglesa, adorada por muitos brasileiros e, quase, indispensável, na ceia de Páscoa, teve alta no preço de 94,13% na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15).

A batata também foi uma das responsáveis por elevar a inflação da RMS no mês de março, uma vez que sofreu aumento de 27,13% no preço médio. De acordo com levantamento da Fundação Getulio Vargas, o reajuste nos preços dos produtos da Semana Santa se deve em razão do impacto do período chuvoso nas lavouras e da alta do dólar. Além disso, quanto mais a data se aproxima, mais caro fica o produto, por causa da lei da oferta e da procura.

De acordo com o IBGE, “o aumento do preço da batata não está ocorrendo apenas na Bahia. É um fenômeno nacional, de uma forma geral ligado a uma queda de produtividade na safra, em virtude de problemas climáticos no fim de 2018 e início de 2019”.

No entanto, o órgão também explicou que, no estado, especificamente, “a previsão de safra mostra uma estimativa de pequena redução da produção total de batata-inglesa (são três safras), de 203,1 mil toneladas em 2018 para 200,1 mil em 219 (-1,5%), que sozinha não justifica um aumento dessa magnitude”.

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Braz, afirmou que é sempre esperado um aumento no preço de legumes e hortaliças no início do ano. “Isso acontece devido a adversidades climáticas”, disse.

O diretor da Associação Brasileira da Batata, Natalino Shimoyana, explicou que na região sul, onde a batata é produzida, registrou   um calor acima do normal no fim do ano passado. No início deste ano, o problema são as chuvas intensas. “O resultado é uma produtividade mais baixa e uma menor oferta, o que encarece o produto”, destacou.