O prefeito Mário Alexandre, na manhã deste sábado (06), segue trabalhando para o desenvolvimento de Ilhéus. Desta vez, o gestor vistoriou a obra da duplicação da BA-001, zona Sul da cidade, junto com a secretaria e a superintendência de Infraestrutura do Estado da Bahia, a secretaria municipal de infraestrutura e a superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade de Ilhéus. Cerca de 85% da obra está concluída, segundo a Seinfra Bahia, e é muito elogiada em todo o estado como uma das obras mais importantes, enfatiza Mário Alexandre.
“O governador Rui Costa é apaixonado por Ilhéus, assim como o deputado Paulo Magalhães e o senador Otto Alencar. É uma turma que quer o bem da nossa cidade, assim como eu e, por isso, essa obra está sendo tão bem vista, também com o empenho de Marcus Cavalcanti, nosso secretário Infraestrutura da Bahia. Estou muito feliz em acompanhar o avanço dessa obra, um sonho dos ilheenses que está perto de ser concluído. Vivemos um desenvolvimento que nunca vimos aqui em Ilhéus, e isso nos motiva a trabalhar mais e mais”, declarou o prefeito Mário Alexandre.
Na opinião de dois ilheenses que estavam passando pela via, moradores do Acuípe do Meio, o serviço é digno de elogio. “O prefeito falou que ia fazer e está fazendo. Estamos gostando”, disse Marilene Alves dos Santos, ao lado de Ualace da Silva.
De acordo com informações do Engenheiro Júlio Salgado, da Mazza, empresa executora da obra pública, falta 20% para conclusão do paisagismo dos taludes, laterais das vias e do canteiro central, com plantio de gramas em placas. Nos canteiros das rotatórias, está sendo feito estudo de paisagismo entre Município e Estado para plantio de mudas de árvores e vegetação adequada, explicou.
No momento, são executados o restante do canteiro central, faltando 500 metros para conclusão; base e sub base da pavimentação ao longo da via; sinalização horizontal com pintura de faixas e sinalização vertical com instalação de placas de sinalização; pavimentação intermediária com tratamento duplo na superfície para evitar trincas do pavimento antigo, com um recapeamento asfáltico de 7,5 cm de espessura. Estão sendo construídos também 8 pontos de ônibus, 4 de cada lado, onde serão feitas baias para as paradas dos ônibus, com rampas de acessibilidade e faixas de pedestres. “A ciclovia será complementada nas áreas onde houve demolição”, explicou Julio Salgado.
Serão feitas, ainda, as instalações de defensas metálicas “guard rail” para proteção dos veículos. Após a conclusão do canteiro central, será concluída a iluminação pública na via e a requalificação das vias paralelas.