No último dia 12 de maio, foi criado o programa ”Escola Segura”, que visa promover a segurança nas escolas municipais. O anúncio foi realizado no diário oficial nº 122, da Prefeitura de Ilhéus. A iniciativa será gerida pelas Secretarias de Ordem Pública e Educação, em parceria com a Guarda Civil Municipal de Ilhéus (GCMI).
O programa contará com ações como vistorias preventivas diárias nas escolas e imediações, patrulhamento em locais frequentados pelos estudantes, como centros esportivos e praças, além do desenvolvimento de protocolos para situações anormais dentro e ao redor das unidades escolares.
Outras medidas incluem capacitação dos profissionais da educação e da Guarda Civil Municipal sobre o programa, identificação de áreas com maior incidência de infrações criminais, orientação para a resolução de problemas envolvendo alunos, vítimas de maus-tratos e violência, e a realização de ações socioeducativas junto à comunidade escolar.
A Guarda Civil Municipal de Ilhéus poderá colaborar com outros órgãos de segurança pública, visando prestar apoio quando necessário. Uma Comissão Gestora será responsável por definir as normas e diretrizes gerais do programa, que conta com um efetivo composto por coordenadores, equipes de ações educativas e equipes operacionais.