A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) divulga as datas do Mutirão Social de agosto. Serão quatro ações durante o mês, sendo duas delas com públicos específicos. Serão oferecidos serviços como o Cadastro Único, Bolsa Família, mapa do peso, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e cartão do idoso. Ainda haverá encaminhamento para emissão de certidão de nascimento e casamento.
A ação inclui também o atendimento do CRAS com assistentes sociais e grupos de crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Durante as ações, a população contará ainda com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) também farão palestras de educação e conscientização no local.
População em Situação de Rua – A Prefeitura de Ilhéus realizará um mutirão para a População em situação de Rua no dia 21 (quarta-feira), a partir das 7h no estacionamento Aurélio Linhares na 2 de Julho. Haverá corte de cabelo, apoio da defensoria pública, bazar solidário, cadastro único, bolsa família e atendimento jurídico. Na área da saúde, haverá palestras, consultas, vacinação, odontomóvel, testes rápidos e distribuição de preservativos.
Passe Livre Intermunicipal – Já nos dias 21 e 22 haverá o mutirão do Passe Livre Municipal, de 8 às 12h, no Ginásio de Esportes Herval Soledade. Quem teve o seu cartão bloqueado nos anos de 2017 e 2018 deve marcar presença. Em razão do mutirão as avaliações periódicas, exclusivamente no mês de agosto, estão suspensas, retornando seu atendimento semanal em 2 de setembro próximo, nos CRAS de referência e também na antiga sede da SDS.
Para este serviço o cidadão deve levar de RG, CPF, comprovante de residência e laudo médico atualizado, com vistas a serem encaminhados para a equipe comissão de avaliação da condição de deficiência. Completando a agenda de mutirões, dia 23 (sexta-feira) será a vez do distrito de Castelo Novo receber os serviços sociais e no dia 30 (sexta-feira), o bairro Nelson Costa.
Documentação para cada serviço
Cadastro Único – (RG, CPF, carteira de trabalho e título de eleitor originais).
Bolsa Família – (RG, CPF, carteira de trabalho e título de eleitor originais, além de comprovante de matrícula da mesma de criança).
Cartão do Idoso Interestadual – (RG, CPF, comprovante de endereço, título de eleitor e ter 60 anos).
BPC – (documentos originais pessoais e de todos que moram na mesma casa: RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência, laudo médico para pessoas com deficiência e informar telefone para contato).