ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

PREFEITURA DE ILHÉUS E BB SE REÚNEM PARA ANÚNCIO DE R$ 60 MI DO PLANO SAFRA

O recurso já está disponível para os cacauicultores no Banco do Brasil.

Com o lançamento do Plano Safra 2021/2022, o Banco do Brasil destina um crédito já disponível de 60 milhões de reais para agricultores familiares, produtores, cooperativas rurais e empresas do agronegócio da região cacaueira, que hoje conta com 83 cidades produtoras de cacau, na Bahia.

Uma reunião foi intermediada pela secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Prefeitura de Ilhéus, na agência do Banco do Brasil do Centro, com representantes da cacauicultura, associações, produtores e cooperativas, onde o Assessor de Agronegócios da Superintendência Estadual do Banco do Brasil (BB), Leonardo Vilela, junto ao gerente da Agência BB de Ilhéus, Vinicius Steves, apresentou a proposta na tarde desta última quinta-feira, 11.

De acordo com o banco, o acesso ao crédito está disponível e Ilhéus, que possui 92,7% do território de área rural, sai na frente por contar com a agência próxima dos produtores locais. No entanto, é preciso que os interessados busquem logo o acesso ao crédito, uma vez que existe a cadeia produtiva de mais 82 cidades de cacauicultores que podem ser contemplados com o recurso. Para acessar o financiamento, o interessado precisa ser uma empresa constituída com certidões negativas de débitos, contar com consultoria de um agrônomo ou técnico agrícola e estar disposto a realizar um trabalho sério.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), Vinícius Briglia, destacou que a Prefeitura de Ilhéus está à disposição para contribuir no que for possível. “A gente fica feliz com a demanda de crédito, principalmente para o cacau. Somos parceiros da classe dos produtores e do Sindicato Rural, com quem dialogamos para juntos contribuirmos com o desenvolvimento agro”, disse Briglia, ao ressaltar que Ilhéus já é o maior setor de indústria voltada para a moagem do cacau na América Latina, com três indústrias operantes, e outras duas pleiteando a implantação no município, atraídas com a criação de uma lei municipal de incentivo fiscal.

O presidente do Sindicato Rural de Ilhéus e presidente da Câmara Setorial do Cacau Nacional de Brasília, Milton Andrade, disse que o anúncio do crédito é importante para o desenvolvimento proposto, e declarou que o cacau está passando por um momento fabuloso. “A gente vê a galopada que o cacau deu nos últimos 5, 6 anos. Esse processo de desenvolvimento passa pelo produtor, assistência técnica, cooperativas, associação, participação da sociedade civil e inclusive nas escolas e instituições de ensino, onde precisa ser propagado que cacau é bom negócio”.

O titular da SDE destacou que a disponibilização do crédito precisa ser compatível com o momento agrícola adequado. Nesse sentido, o BB ressaltou a grande responsabilidade das assistências técnicas para a rapidez da liberação do crédito, com a  aplicação correta e o retorno dos recursos para reinvestimento. “Temos algumas assistências na região que trouxemos para atuar aqui, que são a porta de entrada do banco, em que o produtor contrata para a análise de documentos, consultoria do projeto de investimento, formulação do plano de negócio e implantação do projeto. São as assistências técnicas quem colocam a proposta de investimento no sistema do BB pela via digital, o que é muito mais rápido”, explicou o gerente Vinicius Steves, que divulgou os contatos dos consultores da assistência técnica indicados pela Agência: Ludmilla Canes Ebda 73 9156-2068; Jailton Assistência Técnica Rural Ilhéus 73 98155-9293; Mateus MBA Projetos 73 98107-5323; Raquel Projetista Rural  73 99115-7000; e Walter Serra 73 99191-9836.